domingo, 12 de junho de 2011

Christopher and his Kind


Sinopse:


A produção é uma adaptação de crônicas do escritor Christopher Isherwood (1904-1986), que narram de forma autobiográfica o período da juventude do autor. Isherwood foge de sua vida reprimida na Inglaterra e se joga na decadente - mas febril - Berlim dos anos 30, pré-Segunda Guerra Mundial. Isherwood é o escritor de "Single Man" (1964) e também de "Goodbye Berlin" (1939), que também trata da liberação sexual no período pré-guerra, mais tarde adaptado para o musical "Cabaret" (1966).

Meu comentário

Conheço poucos filmes que abordem a transição na Alemanha do período comunista ao nazismo, geralmente, os mesmos são focados num ou noutro polo e a grande maioria no regime nazista.
Vários são os pontos interessantes neste filme, o romance e o comportamento homossexual liberado em meio a crise, são percebidos como um fino véu diante da questão humana de um povo arrasado por uma ideologia, vendidos sob a miséria, o esfacelamento do Estado e, desta forma, abertos a qualquer chance de mudança, por mais absurdos que fossem os meios para se reconquistar sua "dignidade".
Como não li muitos comentários sobre o filme e com meu pouco conhecimento de Inglês, acredito que a palavra "kind" seja traduzida como tipo, espécie, pois é desta forma que o grupo homossexual é geralmente referido no filme, como um tipo ou espécie.
A falta de conhecimento, educação e liberdade de expressão deve sempre ser combatida, ainda que o Estado se mostre omisso na garantia destes direitos, pois na falta destes o povo torna-se "gado".
A trilha sonora, as cores e a sequência dos fatos fazem com que o expectador sinta-se invadido pela opressão do movimento nazista. As atuações são excelentes.
Ah! Que o véu que citei no início desse comentário não seja subestimado porque o romance é memorável.

Ficha Técnica:

Título original: Christopher and his kind
Gênero: Biografia, Drama
Direção: Geoffrey Sax
Roteiro: Christopher Isherwood e Kevin Elyot
País: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Ano: 2011

Elenco:

Matt Smith - Christopher Isherwood
Iddo Goldberg - Wilfrid Landauer
Imogen Poots - Jean Ross
Lindsay Duncan - Kathleen Isherwood
Perry Millward - Richard Isherwood
Toby Jones - Gerald Hamilton 
Pip Carter - W. H. Auden
Alexander Doetsch - Caspar
Douglas Booth - Heinz Neddermayer
Tom Wlaschiha - Gerhardt Neddermayer
Issy Van Randwyck - Srta. Thurau
Gertrude Thoma - Sra. Neddermayer
Alexander Doetsch - Caspar


Senha: intercinegay

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para ajudar na manutenção do Blog. Discuta as postagens, mostre suas idéias.